Nesta eleição, lançaremos de novo o desafio de levarmos informaçficha pública.ões dos candidatos ao maior número de cidadãos possível. Buscamos organizações, entidades, movimentos, imprensa que nos ajudem a divulgar as informações da FICHA PÚBLICA  e que ajudarão o eleitor a votar de forma consciente, em todas as cidades.
O Movimento Voto Consciente faz o acompanhamento de câmaras municipais em diversas cidades do Brasil e historicamente analisa os mandatos dos vereadores eleitos e o desempenho das casas legislativas.
O projeto FICHA PÚBLICA, criado em 2008, juntamente com outras organizações parceiras, vem disponibilizar um roteiro de informações e perfil dos candidatos, para ajudar o eleitor em sua escolha para um voto consciente, isto é, com informação e responsabilidade.
Campanhas sérias, sem jogadas de marketing e com informações relevantes são fundamentais para orientar o eleitor. Encontramos, em geral, muito mais informação dos candidatos ao Poder Executivo e, especialmente nestas eleições, os novos candidatos a vereador não têm canais e nem espaço suficiente nas campanhas para passar sua experiência, perfil e objetivos da sua candidatura.
O cidadão, sem informação, não fará uma escolha responsável. Poderá, então, estar sujeito a eleger os candidatos com campanhas milionárias, os nomes famosos e pessoas de profissões nem sempre compatíveis com as características exigidas ao cargo de legislador portanto, não necessariamente os mais competentes e comprometidos com a solução dos problemas da cidade.
Vale lembrar que, na eleição de vereadores, escolher o partido e dar atenção às coligações e à lista de candidatos da coligação é importantíssimo. Na eleição proporcional, o voto vai primeiro para o partido e coligação e, assim, os mais votados desta lista ocuparão as vagas. O coeficiente eleitoral define o número de votos para se eleger e quantas serão as cadeiras do partido e da coligação. É fundamental estar atento, mesmo com as mudanças eleitorais que estabelecem a necessidade do quociente individual, ou seja, votos em número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral, para um candidato poder ser eleito.
O Movimento VemPraRua Sampa, em São Paulo, vai somar forças neste projeto e disponibilizar em seu site todos os candidatos a vereador que preencherem a FICHA PÚBLICA. Independente do partido e de forma suprapartidária,  no site deles estarão todas as FICHAS PÚBLICAS preenchidas por todos os que entenderem que o cidadão merece atenção e que a transparência é o caminho.
Fique atento, para não perder o lançamento das fichas!

Você também pode levar este projeto para sua cidade. Organize um grupo e passe adiante as informações!

Conheça aqui a FICHA PÚBLICA de vereadores!

Questionário Ficha Pública.