Beatriz Rennó Biscalchim e Quincas Domingues de Paula, discentes da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da UNESP, com orientação da professora Drª. Carla Gandini Giani Martelli, promoveram um projeto de extensão com o objetivo de avaliar os mandatos dos vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba.
Em parceria com o Observatório Cidadão de Piracicaba, os alunos realizaram o trabalho com base na metodologia apresentada no livro De Olho no Legislativo, do Movimento Voto Consciente e da Fundação Konrad Adenauer, coordenado pelo cientista político Humberto Dantas. A ideia do livro era exatamente poder disseminar um sistema de avaliação do Legislativo, podendo inspirar as pessoas a se aproximarem das câmaras municipais.
Iniciativas como esta são muito importantes para desenvolver a fiscalização dos legislativos mais próximos dos cidadãos, o municipal, e a relação das pessoas com estes órgãos. Torna-se também pertinente seu compartilhamento porque estamos num ano de eleições municipais, portanto, trabalhos como este são bastante oportunos.
Para conferir o projeto, acesse: http://www.iq.unesp.br/Home/mostre/desenvolvimento-e-apoio-ao-observatorio-de-piracicaba.pdf