No dia 29 de outubro, saiu no SPTV 1ª Edição a sequência de uma reportagem sobre gastos de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo que usam verba da Casa para utilizar serviços de empresas fantasma. Rosangela Giembinsky, vice-diretora do Voto São Paulo, comentou a importância da transparência para o bom e real funcionamento da democracia.
Confira no link e veja também a matéria anterior aqui.
Uma notícia muito boa da Rede do Voto Consciente é o Projeto Câmara Jovem, do Voto Consciente Santos. Ele tem o mesmo funcionamento da Câmara “oficial”, possuindo o mesmo número de “jovens vereadores” do que o número de eleitos e também o mesmo número de suplentes. A ideia é que os jovens possam acompanhar as atividades da Câmara de Santos, para assim compreenderem melhor como funciona o Legislativo.
A primeira gestão do Câmara Jovem teve início no final de 2014 e acaba no final deste ano. No momento, eles estão organizando as eleições para a 2ª Legislatura.
A iniciativa ocorre em parceria com outras organizações de Santos (OAB, Justiça Eleitoral, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, SESC, Fórum da Cidadania, entre outras) e consiste em: organizar eleições (acompanhar votações nas escolas); elaborar o conteúdo programático do treinamento de integração; ministrar palestras durante este treinamento, acompanhar as Sessões Ordinárias (ocorrem uma vez por mês – durante a primeira quarta-feira); e acompanhar as atividades extra-Câmara (participação em Audiências Públicas, visitas à OAB etc).
A página da Câmara Jovem é http://camarajovem.camarasantos.sp.gov.br/publico/.
Entre e confira este trabalho super importante!