Semana passada, divulgamos a nova iniciativa do Voto Consciente Jundiaí, o LABIC (Laboratório de Inovação Cidadã de Jundiaí). O evento tem sido idealizado em parceria com o Instituto Cidade Democrática (ICD) e ocorrerá entre 27 e 30 de abril. Conversamos com Henrique Parra Filho, voluntário do Voto Consciente Jundiaí e idealizador do LABIC, para saber um pouco mais sobre o Laboratório. Seguem as informações que obtivemos.
A equipe do ICD participou diretamente do Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LabIC) e das Maratonas de Negócios do Sebrae. A partir destas experiências, desenvolveu uma metodologia de laboratório que se encaixasse com o Concurso de Ideias. Este concurso consiste num projeto do Cidade Democrática de que todos podem participar (cidadãos comuns, gestores públicos, parlamentares, movimentos sociais e entidades), propondo ideias respondendo o tema apresentado. Estas ideias ficam disponíveis primeiro com o intuito de que outros usuários possam dar sugestões para melhorias e, depois, possam votar  sendo, ainda, que projetos semelhantes podem se juntar. “Como Jundiaí foi o lugar do primeiro Concurso de Ideias, será agora também o primeiro lugar do LABIC”, informou Henrique. Na cidade, o Concurso aconteceu por meio do Cidadonos.
O principal objetivo do Laboratório é poder colocar em prática as 12 propostas vencedoras do Cidadonos. A expectativa é conseguir envolver os cidadãos para que desenvolvam projetos pioneiros capazes, inclusive, de atrair empresas e o poder público para assim ganharem escala e visibilidade. Além disso, outro ponto importante base do objetivo do Voto Consciente como entidade é a educação e a participação políticas que podem ser fomentadas pela experiência no LABIC. “A ideia também é que os cidadãos participem dessa etapa colocando a mão na massa e se envolvendo na construção dos projetos, ou seja, participar da construção de soluções”, aponta Henrique.
Como muita gente ainda tem várias dúvidas sobre o LABIC, o Voto Consciente Jundiaí fará um hangout, segunda-feira que vem, 4 de abril, às 20h. É preciso ficar atento às redes sociais no dia para receber o link do hangout, que será divulgado na hora.
No dia 6 de abril, quarta-feira que vem, haverá também uma oficina de criação da Casa do Meio, uma escola em Jundiaí, às 19h, com a mesma proposta do hangout: tirar dúvidas e dar exemplos de projetos.
Para saber mais ou participar, acesse o site e assista ao vídeo com explicações.
 
logo_LABIC