Ontem, dia 22 de junho, foi realizado o Encontro de Afiliados do Movimento Voto Consciente, na Câmara Municipal de São Paulo.

Compareceram ao evento grupos de Bertioga, Cotia, Guarujá, Ipuiuna (MG), Rio de Janeiro, Santos, São Caetano do Sul, São José do Vale do Rio Preto e São Paulo, além de outros convidados e pessoas interessadas em conhecer os nossos trabalhos.

Na parte da manhã, os trabalhos foram iniciados com a palestra do Dr. Luciano Santos, do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). O palestrante nos passou um resumo da campanha Eleições Limpas, que será lançada na próxima segunda-feira, dia 24 de junho. Trata-se de uma iniciativa popular que tem como objetivo a conquista da Reforma Política.

Palestra do Dr. Luciano Santos, do MCCE.
 
Em seguida, a voluntária Ivone Antunes, do MVC de Santos, falou sobre “ A Postura do Voluntário”. Além de discorrer sobre os requisitos essenciais para o trabalho voluntário, sua palestra trouxe reflexões e debates referente às dificuldades vivenciadas pelos grupos na atuação em suas cidades. A troca de experiências foi muito rica.
 
Palestra da voluntária Ivone Antunes, de Santos.
 
Para fechar a parte da manhã, a Dra. Karina Quintanilha, do Artigo 19, nos passou os principais pontos da Lei de Acesso à Informação. Além de tirar dúvidas, sua exposição mostrou o quanto as instituições públicas precisam avançar em termos de transparência. Em muitas instituições, a cultura do sigilo ainda é regra, desconsiderando assim a mudança de paradigma que a Lei de Acesso à Informação estabeleceu.
 
Dra. Karina Quintanilha, do Artigo 19.
 
Após o almoço, o Prof. Marcelo Nerling, da USP, realizou a sua exposição nos trazendo novas ideias para a avaliação dos vereadores.  Na sua proposta, o vereador seria avaliado de acordo com sua expertise, naquilo que ele sabe fazer melhor, traduzidos em um Plano de Mandato apresentado durante a sua candidatura, que serviria como base para a avaliação. Ideias e conhecimentos novos são sempre muito bem-vindos e nos ajudam a aprimorar nossos trabalhos.
 
Prof. Marcelo Nerling, da USP Leste.
 
Durante todo o evento, as voluntárias Camila e Maria Claudia divulgaram o andamento do evento pelas redes sociais do Voto Consciente (facebook e twitter).
Da esquerda para a direita, Maria Claudia e Camila

Finalizando o nosso encontro, assumiram os microfones aqueles que são a razão de ser do Movimento Voto Consciente: os voluntários. Tivemos também a presença do representante de um dos nossos grandes parceiros, o Projeto Adote um Vereador. Sugestões, ideias, histórias de sucesso, ouvimos e aprendemos muito com a experiência de todos.

André Esteves, de Bertioga
 
Da esquerda para a direita, Pascoal Araújo Chaves e Fábio Maia, de S.J. Do Vale do Rio Preto
 
Paulo Deleon, de Ipuiuna (MG)
 
Celina Marrone, de Guarujá
 
Da esquerda para a direita, Gilvanna Paiva e Cristiane Mariano, de Guarujá
 
Rodolfo Melo, de Cotia
 
Cláudio Vieira, do Projeto Adote um Vereador
 
Parte do grupo que compareceu ao evento
 
Agradecemos a presença de todos. Muito obrigada!
 
Maria Claudia O. de Paiva
Voluntária do MVC