Rua Nigéria, 52 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
+55 (11) 4115-6903
contato@votoconsciente.org.br
Siga nas redes sociais

Publicações

HomePublicações
2023

Livro “Governabilidade: Instituições, atores e estratégias”

O livro “GOVERNABILIDADE – Instituições, atores e estratégias” nasce cinco anos após o livro “GOVERNABILIDADE – para entender a política brasileira” ter sido publicado. O Brasil assistiu a novos capítulos
de uma constante “reforma política”, à extrapolação do Poder Judiciário como ator central da agenda de políticas públicas, a diferentes conflitos a partir de um Executivo intenso em suas ações, às novas formas de compreensão acerca da Governabilidade como fenômeno e, principalmente, às duas forças trazidas com ênfase para a percepção do fenômeno que, mais uma vez, empresta seu nome a uma obra da Fundação Konrad Adenauer: as Forças
Armadas e as Relações Internacionais. Acesse o livro gratuitamente neste link.

Publicações
Publicações
2022

Livro “Cidadania, Democracia e Participação: Práticas Pedagógicas para o Ensino Fundamental II e Médio”

O e-book “Cidadania, Democracia e Participação: Práticas Pedagógicas para o Ensino Fundamental II e Médio” é fruto da Jornada Educadores da Cidadania e foi organizado pela Mobis, com a autoria dos 11 educadores(as) selecionados para participar do programa, que desenvolveram práticas inéditas sobre cidadania ativa e democracia, contando com o prefácio escrito pelo cientista político Humberto Dantas, atual Diretor do Movimento Voto Consciente. Acesse o livro gratuitamente neste link.

2021

Livro “Participação Política”

No livro “Participação Política: casos que nos inspiram e ações que nos movimentam” são apresentadas diferentes causas que nos mobilizam a participarmos, de maneira ampla, politicamente. A obra tem parceria com a empresa Engeform, compromissada com a educação para a cidadania e que desenvolve desde 2018 ações de formação, conscientização e atuação política de seus colaboradores sob a supervisão do MVC no âmbito do seu Programa de Educação Política. Diversas causas de participação política são apresentadas na obra em questão: participação junto ao terceiro setor, política na escola, envolvimento com organizações internacionais, universalização de direitos sociais e as possibilidades de participação junto ao Estado. Ademais, uma das causas fundamentais apresentadas também no livro, a educomunicação, está materializada em diversos textos publicados ao longo de anos neste blog. É claro, essas são as nossas causas de mobilização e participação política. E as suas, quais são? Por fim, vale destacar que a publicação do livro é resultado de uma parceria que conta, além do MVC e da Engeform, com a Fundação Konrad Adenauer no Brasil, organização que há anos promove ações voltadas à qualidade da democracia no Brasil e em diversos países do mundo. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.

Publicações
Publicações
2021

Cartilha de Educação Política do MVC com a Engeform

Desde 2018, atuamos em um programa suprapartidário e democrático com a empresa Engeform. No dia 30 de agosto, como parte dessa parceria, o MVC participou do lançamento da Cartilha de Educação Política do projeto, escrita por colaboradoras e colaboradores da empresa, que no programa assumem o papel de Embaixadores da Democracia. Especialmente formados com o objetivo de aprimorarem a lógica do debate político, respeitando diversidades e aspectos ideológicos plurais, o conteúdo será amplamente distribuído. A ideia é que, cada dia mais seguros da causa da politica como elemento fundamental, esse time passe a amadurecer a ideia de levar informação para seus colegas, bem como para familiares e amigos. A Engeform nos oferta, a partir desse gesto, a percepção da capacidade que uma empresa tem de colocar a Democracia como causa de sua agenda de responsabilidade social. O orgulho não é apenas nosso, mas seguramente de milhões de brasileiras e brasileiros que podem apostar que pela boa política somos capazes de transformar a realidade e garantir nossos valores democráticos. Confira o material em PDF, acessando este link.

2021

Livro “Ciência Política e Políticas de Educação”

Essa novidade em formato de um livro com mais de 600 páginas escritas por um grupo de profissionais e cientistas políticos espalhados pelo Brasil é mais uma contribuição da Fundação Konrad Adenauer com a formação política e com a Ciência Política. A Ciência Política está em todo os lugares e, após a leitura desses textos, você terá um olhar mais crítico e deixará de ser um mero observador da realidade à sua volta, para se tornar um cidadão mais consciente e capaz de discernir sobre o que são fatos verídicos e o que não é. Desta vez, o foco está na análise da Ciência Política e das Políticas de Educação. Tanto se credita à educação o caminho de transformarmos a nossa sociedade. E, de fato, sem ela, reduzir as desigualdades e gerar oportunidades equânimes seria ainda mais difícil. Por isso, compreender e aplicar esses dois universos pode nos ajudar – e muito. Ler a política também diz respeito ao que se pode ou não fazer para melhorar a situação em que vivemos. Diz respeito a conhecer as possibilidades que a política nos oferece de fazer a diferença. Ou ainda de entender a diferença que faz não participar. Este livro foi feito pensando nestas questões. Não por acaso, temos por objetivo discutir educação e colocamos como parte importante do seu público-alvo os trabalhadores da educação – professores, gestores, funcionários, formadores, ativistas etc. Ler a política, a nosso ver, diz respeito a aprender e educar sobre política, um tema que permeia direta ou indiretamente todas as disciplinas escolares, como mostram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Este material que você recebe está afinado com o que há de mais atual no debate. Queremos mostrar a interface entre estes dois temas, pensar a educação da política, tanto quanto a política da educação. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.

Publicações
Publicações
2019

Livro “Cidades: para entender melhor o lugar onde vivemos”

O tema da política em nível local é especialmente importante, uma vez que o município é elemento crucial na organização política de um país. Nos cinco capítulos desta obra, por meio de uma linguagem acessível, traz-se diversos aspectos sobre esta unidade fundamental das sociedades, como suas origens, a arrecadação das cidades brasileiras, políticas públicas, desigualdade e participação política, entre diversos outros tópicos. Esta é uma obra destinada a uma gama de leitores, destinada principalmente ao público jovem, mas não somente a estes leitores, sendo indicada a todos os que possuem interesse em adquirir conhecimento sobre política local. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.

2018

Livro “Poder Legislativo Municipal: entender de política começa por aqui”

A obra traz um manual sobre a legislação em nível local. Acredite: a Câmara Municipal é o espaço político formal e plural mais próximo dos cidadãos. Devemos aprender o que ela faz e, a partir disso, atuarmos politicamente. A Câmara é o espaço da diversidade de uma cidade, onde as diferenças se encontram e, orientadas por regras que devem ser claras e conhecidas de todos nós, caminham para decisões que impactam diretamente nossas vidas. Se estamos distantes de tudo isso, a política será ruim, ou não será sentida como algo que vem de nossos desejos e responsabilidades. Mas se estivermos mais próximos viveremos com maior ênfase aquela lógica atrelada à ideia de que “o combinado não sai caro” e que somos parte dessas combinações. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.

Publicações
Publicações
2018

Livro “Governabilidade: para entender da política brasileira”

A obra mostra que definir governabilidade é desafiador, bem como a relacionar com o sistema eleitoral, com a lógica interna do Congresso, com a produção da Ciência Política sobre tema, com a lógica das relações Executivo x Legislativo, com particularidades da opinião pública, da mídia e do Judiciário. Ufa! Quem achava que seria fácil governar? Pra completar: e nas cidades? E nos estados? Pois bem: a complexidade de nossa realidade se apresenta aqui: GOVERNABILIDADE – para entender de política no Brasil. Ressaltamos que o Movimento Voto Consciente apoiou o lançamento do livro e do projeto com um todo, que teve predominantemente a participação dos cientistas políticos do Legis-Ativo. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.

2017

Livro “Educação Política: Sugestões de ação a partir da nossa atuação”

As sugestões apresentadas nesta obra são o fruto de experiências de cerca de uma década, a partir do autor, Humberto Dantas, em um projeto de iniciação política da Fundação Konrad Adenauer realizado nas periferias de São Paulo. Vale aqui compartilhar o objetivo da obra, citando suas próprias palavras: “Assim, esse livro tem como objetivo contribuir com o debate sobre a educação política no Brasil, apontar conteúdos, indicar alternativas, propor um formato mínimo e expor desafios observados a partir da prática”. São apresentados diversos conteúdos alusivos aos tópicos discutidos, como música, poesia, cinema, histórias em quadrinhos e artes. Além destas sugestões que enriquecem a leitura, são apresentados também exemplos práticos relacionados à educação política, e trazidos aspectos das relações entre educação política e teoria democrática. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.

Publicações
Publicações
2013

Livro “De Olho no Legislativo: um método para acompanhar mandatos parlamentares”

Desvendar uma Assembleia Legislativa ou uma Câmara de Vereadores é desafio dos mais expressivos para o aprimoramento da cidadania. Verificar o que fazem seus membros, eleitos diretamente por nossos votos, parece tarefa mínima para um país que se pretende democrático. Infelizmente, são raras as iniciativas deste tipo. Por isso trouxemos essa publicação. Um exercício que deseja estimular um olhar acurado dos cidadãos sobre seus parlamentos. Esperamos que ele seja capaz de promover avanços para a educação política e a prática cidadã. Baixe o livro aqui, de forma inteiramente gratuita.