Cursos de Política

A iniciativa, absolutamente suprapartidária, ocorre em uma ampla rede de organizações do terceiro setor, empresas, órgãos públicos e instituições de educação. Não existe um padrão único para tais ações. Os cursos são, em linhas gerais, ministrados por mestres e doutores em ciência política, a maioria formada pela USP, e coordenados pelo professor Humberto Dantas. Ao todo, mais de duzentas e vinte turmas foram formadas desde 2003.

Os primeiros cursos de Política que o MVC apoiou ocorreram em agosto de 2003 na Região Episcopal Lapa (Grupo de Fé e Política) e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Instituto do Legislativo Paulista). O material desse primeiro curso pode ser obtido aqui.

Atualmente existem diversas ações perenes de educação política. Na Assembleia Legislativa de São Paulo as ações ocorrem no Instituto do Legislativo Paulista (www.al.sp.gov.br). Na Câmara Municipal de São Paulo, as atividades se concentram na Escola do Parlamento (www.camara.sp.gov.br). Na ONG Oficina Municipal (www.oficinamunicipal.org.br), desde 2008, existem os cursos modulares de Cidadania e Política. Nos Centros de Integração da Cidadania (CIC`s), em parceria com a Secretaria da Justiça, a Assembléia Legislativa e a Fundação Konrad Adenauer, existem os cursos que atendem as escolas públicas de ensino médio parceiras dos CIC’s. Em 2011, por exemplo, mais de mil cidadãos foram impactados por cerca de 40 cursos de diferentes formatos e abordagens.

Os cursos também podem ser contratados, e os formatos e temas variam de acordo com as mais diferentes demandas, sendo importante destacar, sempre, o caráter suprapartidário das ações. Ou seja: o intuito é educar, e não defender a bandeira de um partido em especial.

Para saber escreva para hdantas@usp.br ou entre em contato conosco.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Your data will be safe!Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.