Como Funciona o Poder Público

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Constituição Federal, artigo 1º, parágrafo único

O Estado Brasileiro existe, por tanto, para servir a população que é sua razão de existir. Mas como controlar as atividades do Estado sem saber o suficiente sobre seu funcionamento?

Existem duas funções principais de cargos eletivos, isto é, que são ocupados por candidatos eleitos: a Executiva e a Legislativa.

O Executivo

Deve colocar em prática os programas de governo detalhados e apresentados ao Legislativo e aprovado por este, e é composto pelo Presidente do BrasilGovernadores Estaduais e DistritalPrefeitos Municipais.

O Legislativo

Deve fiscalizar os gastos da Executivo, identificando e denunciando irregularidades, bem como aprimorar as leis brasileiras. É composto por: Senadores, que representam os estados, Deputados Federais, que representam as populações de todos os estado, os Deputados Estaduais, que representam a população em cada estado, e os Vereadores, que devem representar a vontade da população nos municípios.