Na 11ª Reunião Ordinária, ocorrida em 22/05/2013, estavam presentes os vereadores Ricardo Nunes (PMDB), Adilson Amadeu (PTB), Aurelio Nomura (PSDB), Marta Costa (PSD), Paulo Fiorilo (PT), Roberto Tripoli (PV) e Wadih Mutran (PP). Participaram como visitantes os vereadores Paulo Frange (PTB) e José Police Neto (PSD) e apenas da audiência pública que se seguiu, os vereadores Milton Leite (DEMOCRATAS) e Jair Tatto (PT).
Após deliberação acerca dos projetos da pauta, houve um Requerimento do vereador Paulo Fiorilo, incluído como “pé de pauta”, ou seja, naquele instante, aprovado pelos vereadores presentes. Mencionado Requerimento refere-se à necessidade de informações sobre os convênios para a instalação de Telecentros a ser encaminhado ao “Instituto de Organização Racional do Trabalho – IDORT” para que esclareça os valores envolvidos, o prazo de seu contrato com a Prefeitura do Município de São Paulo e juntada de sua cópia, a prestação de contas, os nomes e endereços dos responsáveis pelos equipamentos empregados. Também que a Prefeitura preste informações sobre as vistorias realizadas em unidades de Telecentros.
Apenas para melhor esclarecimento, Telecentro faz parte do projeto da Prefeitura para inclusão digital. São oferecidos cursos gratuitos na área de informática, telemarketing, técnicas de vendas, dentre outros (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/inclusãodigital/). Propiciam o acesso gratuito da população à internet.
Segundo a Agência Estado, em reportagem veiculada em 20/05/2013, desde o início deste ano, 46 Telecentros foram fechados por problemas na documentação. Porém, mesmo inativos, os denominados “Telecentros Fantasmas” estavam incluídos na folha de pagamentos da Prefeitura e os repasses financeiros eram recebidos pelo conveniado Instituto de Organização Racional do Trabalho – IORT.
Visitas presenciais foram realizadas pela Prefeitura e descobriu-se a inatividade de várias unidades que constavam na folha de pagamento.
Para a notícia completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,prefeitura-pagou-por-telecentros-fantasmas-,1033572,0.htm
O Requerimento então aprovado parece referir-se a esse equívoco. Vamos esperar a manifestação dos solicitados.
Camila A. Tessare Silvestre
Voluntária